sábado, 7 de maio de 2011

Infidelidade dos homens X Fidelidade de Deus

Sendo assim, que importa se alguns desses judeus foram infiéis? A infidelidade deles conseguiria anular a fidelidade de Deus? Absolutamente não! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Romanos 3.3-4a (Versão King James).

Existia em Roma uma Igreja de maioria gentios e uns poucos judeus. Porém embora os judeus fossem minoria naquela comunidade Cristã toda a atenção encontrava-se voltada para os judeus (seu comportamento e compromisso com Deus). Afinal ser judeu era um privilégio, o Apóstolo Paulo diz em Romanos 3.1-2: Que vantagem pode haver então, em ser judeu, ou que utilidade existe na circuncisão? Muita, em todos os sentidos! Primeiramente, porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.
Mas o fato era  que alguns desses judeus encontravam-se vivendo de maneira infiel no seu relacionamento com Deus. Situação esta que veio a ocasionar na vida espiritual daqueles gentios uma queda de desempenho na fé o que poderíamos também chamar de desânimo espiritual. Ora o que podemos entender então a respeito deste desânimo espiritual que os gentios enfrentavam? Pode-se entender que a base da fé Cristã daqueles gentios encontrava-se fundamentada em homens (seus comportamentos, seus métodos, seus compromissos com Deus e suas vidas).
Algo interessante é que muitos ainda hoje encontram-se em situação semelhante aos dos gentios: vivendo um desânimo espiritual, uma queda na fé em função de voltarem suas atenções à homens, que por sinal são pecadores. 
Muito atual ainda está situação, pois em todos os lugares podemos encontrar pessoas que se dizem seguir a Deus porém os seus atos deixam a desejar causando naqueles que vivem um evangelho antropocêntrico ou seja um evangelho onde o homem é o centro das atenções o protagonista a referida queda na fé ou desânimo espiritual que por sinal pode levar a morte espiritual. Mas glória a Deus porque o Apóstolo Paulo pode discernir o que estava acontecendo naquela igreja de Roma - Romanos 3.3-4a: Sendo assim, que importa se alguns desses judeus foram infiéis? A infidelidade deles conseguiria anular a fidelidade de Deus? Absolutamente não! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Mais tarde o Apóstolo Paulo  vai dizer algo semelhante também á Timóteo seu discípulo,em II Tim. 2.13: Mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 
Sabe o que o Apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo de Deus quiz dizer a aquela igreja de Roma e ainda quer dizer a mim e a você: 
E dái se o homem mentir para você? Deus traz a tona a verdade!
E daí se o homem lhe ofender? Deus lhe dá dupla honra!
E daí se o homem te acusa dia e noite? Deus ti inocenta pelo sangue de Cristo Jesus!
E daí se o homem é injusto contigo? Deus lhe trará justiça!
E daí se o homem lhe falta com o compromisso? Deus tem compromisso contigo!
E daí se o homem lhe decepcionou? Deus irá lhe surpreender!
Não depositemos a nossa fé em homens, mas depositemos a nossa fé em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. Fazendo isto, quando o desânimo espiritual pensar em chegar nos encontrará inabaláveis (Salmos 125) !
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. (I Coríntios 1.9)

Mantenha os seus olhos fixos Nele, somente Nele!

Deus te abençõe rica e abundantemente!
Diácono Zito Adriano


Um comentário:

  1. Esse tema Machuca, mas a verdade é essa mesma!
    Não valorizamos nada que Deus faz em prol da gente!
    Parabéns pelas verdades!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...